Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta madrugada

A chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta madrugada de terça-feira (05) para quarta-feira (06). E o mais bacana é que os meteoros possuem uma taxa de visibilidade maior aqui no hemisfério sul do que no norte, o que aumenta a chance de acompanhar esse fenômeno incrível.

Uma chuva de meteoros é criada quando fragmentos de um cometa entram na atmosfera da Terra. Esses fragmentos surgem quando o cometa é atingido por asteroides ou por forças gravitacionais, deixando partículas ou meteoros na região da colisão. Eventos como estes são anuais e parecem sempre surgir de um mesmo ponto no céu, pois eles ocorrem quando as órbitas dos destroços e da Terra se cruzam.

Fonte: Pixabay

Os meteoros gerados pelo cometa Halley se aproximam do nosso planeta em duas ocasiões: em maio, gerando a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, e em outubro, gerando a chuva de meteoros Orionídeos. Fica aqui registrado, por questão de curiosidade, que o cometa Halley se aproxima do Sistema Sola a cada 76 anos, aproximadamente, e a última vez que o fenômeno ocorreu e pôde ser observado pela população foi em 1986.

A Eta Equarídeos é famosa pela sua alta velocidade, pois os meteoros viajam a cerca de 66 km/s em direção à atmosfera da Terra. O fenômeno que possui esse nome pois a chuva parece surgir nas proximidades da estrala mais brilhante da constelação de Aquários.

O evento deve ocorrer durante vários dias, mas seu o pico da chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta madrugada. Para ter uma melhor visibilidade o ideal é ir para um local com pouca iluminação e aberto (aberto no momento não é possível por conta do isolamento social), porém quem está mais próximo da faixa do Equador não terá grandes problemas, pois os meteoros estarão mais visíveis por lá.

Deve ser possível de observar o fenômeno com mais clareza a partir das 3 horas da manhã até pouco antes do nascer do sol. Basta olhar para o leste (use um aplicativo de bússola se não souber a direção 😉 ) e buscar os resquícios do cometa Halley. No entanto, tenha paciência! Os nossos olhos podem demorar um pouco a se adaptar e para você conseguir identificar os meteoros.

E aí? Gostou da matéria?

Você vai acompanhar a chuva de meteoros? Conte aqui para a gente nos comentários!

Lembre-se de ficar em casa, precisamos da sua ajuda para combater o coronavírus 😉

Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *