Como organizar abas no Chrome por grupos

A nova atualização do Google Chrome chegou com recursos para ajudar no dia-a-dia do usuário. E um desses recursos é o agrupamento de abas para melhor organização, o que é bastante útil, pois quem nunca perdeu um bom tempo procurando uma aba no meio de outras tantas que estavam abertas?! Sendo assim, a matéria de hoje irá te ensinar como organizar abas no Chrome por grupos.

A versão do Chrome que permite o uso dessa funcionalidade é a 83 e o recurso ainda está sendo liberado gradualmente para os usuários. No entanto é possível liberá-lo através das configurações do navegador. Para isso, veja abaixo o passo-a-passo de como organizar abas no Chrome por grupos.

Como habilitar o recurso

  • Abra o Google Chrome e verifique a versão. Para verificar, clique nos 3 pontinhos no canto superior direito do browser, depois em “Ajuda” e clique na opção “Sobre o Chrome”. Então uma nova aba abrirá e você poderá verificar a versão do Browser.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital
  • Insira o endereço chrome://flags. Clique na opção “Alternar para esta guia”. Assim uma nova página abrirá para que você possa habilitar o recurso.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital
  • No campo de busca, procure por “Tab Groups”. Então mude o status para “Enabled”. Um pop-up aparecerá na sua tela, clique em “Relaunch”.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital

Pronto, primeira parte realizada com sucesso! Agora vamos te ensinar como usar o recurso!

Como utilizar o recurso

  • Para criar um grupo de abas, clique sobre uma aba com o botão direito do mouse e selecione a opção “Adicionar ao novo grupo”.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital
  • Automaticamente aquela aba será destacada com uma cor padrão. Para dar nome ao grupo e alterar a cor, clique na bolinha colorida, que surgiu ao lado da aba, com o botão direito do mouse. Dê o nome ou altere a cor do grupo, porém também é possível adicionar uma nova guia ao grupo (guia em branco), desagrupar as guias, fechar o grupo, mover para nova janela ou enviar comentários.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital
  • Para adicionar uma guia em um grupo existente, clique sobre ela com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione a opção “Adicionar a um grupo existente” e escolha qual grupo no qual deseja adicionar a aba.
Fonte: Reprodução/Meu lado Digital

Todas as abas pertencentes a um grupo ficarão com suas bordas coloridas da mesma cor. Dessa forma, a medida que você vai adicionando novas abas a um grupo, o Chrome vai reorganizando e deixando-as próximas umas das outras.

Então, o que acharam da nossa dica? Super útil né?! Nos conte aqui nos comentários!

Até a próxima! 😉

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *