Quais são as principais viagens espaciais feitas até hoje

As viagens espaciais sempre fascinaram o mundo inteiro. Tudo bem, sabemos que é possível, mas ainda assim é impressionante perceber o quanto a humanidade avançou a ponto de conseguir ir até a Lua ou, ainda, explorar o planeta Marte, por exemplo. Dessa forma, cada novidade, cada descoberta, animam a todos. E, pensando no novo marco histórico, que é o lançamento de astronautas da NASA pela SpaceX nos EUA(confira a matéria e acompanhe o lançamento clicando aqui), decidimos trazer nessa matéria quais são as principais viagens espaciais feitas até hoje.

Como as viagens espaciais começaram

O avanço tecnológico que ocorreu entre os séculos 19 e 20 iniciou os primeiros estudos e testes profundados a respeito de viagens espaciais. De fato, o primeiro estudo e ensaio foi feito por Robert Hutchings Goddard, em 1919. Seu ensaio avaliava a possibilidade de fazer viagens interplanetárias com foguetes movidos à combustível líquido.

Em seguida, foram detaques Hermann Oberth e Wernher von Braun em seus estudos a respeito do assunto. Inclusive, em 1923, Oberth criou uma função amadora de foguetismo, que construiu o primeiro protótipo de foguete com combustível líquido. No entanto, fica aqui registrado que o primeiro foguete que atingiu o espaço foi o V-2, lançado pela Alemanda, ainda nazista.

O avanço das viagens espaciais

O grande avanço do século 20 se deu, de fato, após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ficou polarizado entre as potências União Soviética (hoje Rússia) e Estados Unidos. Esse período ficou conhecido como guerra fria e foi marcado pela corrida armamentista e espacial.

Como é de se esperar, estando duas superpotências querendo comprovar quem avança na corrida, houve um grande avanço tecnológico e ocorreram vários marcos históricos relacionados às viagens espaciais. Neste contexto, a União Soviética disparou na frente, lançando em 1957 o Sputnik I, que foi o primeiro satélite a orbitar na terra. Um mês depois a URSS fez um novo lançamento, do Sputnik II, que carregada a Laika, uma cadela que não retornou para o nosso planeta.

Devido a histeria causada pelo avanço da URSS, os EUA começou a investir no seu programa espacial, que, inclusive, deu origem à NASA, em 1958. Então os americanos lançaram o seu primeiro satélite, chamado Explorer. Porém, novamente, a URSS saiu na frente e lançou sua primeira espaçonave com um humano (Yuri Gagarin), a Vostok I, em 1961. O astronauta orbitou pela Terra por cerca de 1 hora e 48 minutos e se ejetou da espaçonave, retornando à Terra. Logo após, os EUA lançou o astronauta Alan Shepard em um voo na sub-orbita.

Todavia, um outro nível foi alcançado, quando os EUA lançaram seus primeiros homens à lua. O marco histórico ocorreu em 20 de julho 1969, quando Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. foram à bordo da Apolo XI.

Fonte: Pexels

Em 1970, foi lançada a Apollo 13, que não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço. Porém, a nave e seus tripulantes conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço.

Outras missões ao longo do século XX

Em 1977 foi lançada a Voyager I, sanda espacial que, pasmem, ainda funciona até hoje. Assim como a Voyager II. A Voyager foi responsável por localizar vulcões na lua de Júpiter, coletar novas informações sobre os anéis de Saturno e, em 1990, fotografou todo o Sistema Solar.

Já em 1981 a NASA lançou o Columbia em seu primeiro voo orbital. Esta foia primeira espaçonave reaproveitável, a Columbia era um ônibus espacial.

Infelizmente, em 1986 foi registrado o primeiro acidente fatal em viagens espaciais. O ônibus espacial Challenger, que marcava a 25ª viagem de ônibus espacial feita pelos EUA, explodiu 73 segundos após a decolagem. O acidente foi consequência de um foguete com defeito, que desintegrou a nave, matando os 6 tripulantes e a professora civil Christa McAuliffe.

Em 1996 a sonda Mars Pathfinder foi lançada em direção à Marte. Cerca de 1 ano depois as explorações, feitas pelo veículo Sojourner começaram. Dessa forma, foi possível obter análises da atmosfera, clima e geologia do planeta Vermelho. Além disso, foram encontradas evidências da existência de água no planeta, no passado.

Os EUA e Rússia se uniram para a construção da Estação Espacial Internacional. De fato, em 1998 foram lançadas 2 primeiras peças para a construção da estação. Porém a tripulação só chegou em 2000 e até hoje astronautas trabalham em experimentos dentro da Estação.

Fonte: Pexels

Viagens Espaciais recentes

Ainda dentro do contexto de viagens espaciais, em 2009 foi lançada o Kepler, com o intuito de explorar novos planetas e a missão durou 4 anos. Posteriormente, em 2014, o Kepler 2 continuou a exploração e, até 2016 foram registrados 1284 planetas, sendo que apenas 9 foram considerados habitáveis.

Em 2011 a NASA fez sua última missão com ônibus espaciais e esta foi com a nave Atlantis. O programa foi encerrado devido ao seu alto custo e acidentes fatais que ocorreram com as espaçonaves. Por isso que o novo lançamento que está ocorrendo hoje (30) é tão importante.

Outros marcos históricos podem ser destacados: em 2017, a SpaceX fez seu primeiro lançamento a partir da histórica plataforma 39A da NASA (primeiro lançamento desde 2011 e primeiro lançamento de uma companhia privada); em 2019, foi feito o primeiro pouso suave no lado oculto da Lua e a primeira germinação de sementes em outro corpo celeste.

Fonte: Pexels

É importante destacar que as viagens espaciais e as tecnologias relacionadas não são algo presente apenas nos Estados Unidos e na Rússia. Igualmente, a China possui a agência espacial chinesa e, a Europa,a agência espacial europeia.

A Estação Espacial Internacional ainda não finalizada e até o Brasil contribui para a sua construção. Além disso, os países estudam missões tripuladas à Marte, a construção de uma base exploratória na Lua e, quem sabe até uma base de lançamento de foguetes a partir do nosso corpo celeste.

Enfim, são muitas informações, há todo um universo de novidades e curiosidades à respeito do assunto. Nesse contexto, cada passo que avançamos com relação à exploração espacial, isso só nos prova que ainda estamos longe de compreender todo o Universo, somos apenas formiguinhas no meio de toda essa imensidão.

Então, o que acharam da matéria das principais viagens espaciais feitas até hoje? É tudo muito impressionante né?

Deixa aqui nos comentários os fatos que mais gosta a respeito das viagens espaciais, o que você acha de mais legal sobre esse assunto.

Até a próxima!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 30 de maio de 2020

    […] Quer saber um pouco mais sobre viagens espaciais? Confira nossa matéria sobre quais são as principais viagens espaciais feitas até hoje. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *