Visualização de Satélites Starlink passando pelo Brasil nesta semana

Em abril foram lançados satélites para o projeto Starlink, que tem por objetivo criar uma rede de internet global de alta velocidade. E o interessante é que será possível a visualização de satélites Starlink passando pelo Brasil nesta semana.

O projeto Starlink, da empresa SpaceX, visa levar uma rede global de internet para até mesmo as regiões mais remotas do planeta. A ideia é que o serviço oferecido seja mais barato e com uma internet de alta velocidade. Para isso a intenção é que sejam lançados 40 mil satélites ao redor da Terra. O acesso a essa rede, segundo o CEO da empresa Elon Musk, possui previsão de ser liberado para os Estados Unidos e Canadá ainda neste ano.

Aqui no Brasil, muitas pessoas reportaram terem visto rastros e luzes no céu desde esse fim de semana, mas não há motivos para preocupação. Não são extraterrestres ou algo do gênero, são os satélites Starlink passando pelo nosso território. Enquanto eles orbitam ao redor da Terra e não alcançam sua altitude operacional, será possível vê-los a olho nu.

A visualização a olho nu dos satélites segue a mesma recomendação para visualizar qualquer objeto no espaço: é necessário que o céu esteja limpo, que você esteja em um ambiente de baixa iluminação e também é preciso saber os horários de passagem. Por mais que a nitidez não seja, nos próximos dias, igual a que foi registrada no último domingo (10), ainda assim será possível visualizar os equipamentos.

Como saber o horário para visualizar o satélite

Para saber os dias e horários que os satélites estarão visíveis, você pode acessar o site Find a Starlink e passar sua localização. Então você saberá quando será possível para você a visualização de satélites Starlink passando pelo Brasil nesta semana.

Fonte: Reprodução/Find Starlink website

Então, o que achou da novidade? Ansioso para visualizar os satélites? Gostou de saber que não são óvnis? 🙂

Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *