Novidades da Apple reveladas no evento WWDC 2020

Hoje (22) aconteceu a conferência anual para desenvolvedores da Apple, porém online devido ao distância social por conta do coronavírus. Conforme informamos em outra matéria (confira aqui), haviam alguns rumores do que seria anunciado no evento. Sendo assim, confira aqui as novidades da Apple reveladas no evento WWDC 2020.

No evento foram divulgados detalhes da nova versão do sistema operacional do iPhone, o iOS 14. Além disso, a Apple anunciou o macOS Big Sur, novo sistema para MacBooks e iMacs. Também foram divulgadas novidades para os sistemas do iPad, Apple Watch e AirPods.

iPhone

O novo sistema operacional do iPhone foi denominado iOS 14, e não iPhoneOS 14, de acordo com alguns rumores. Vale observar que o sistema ficou bem similar ao Android.

Juntamente com o novo sistema operacional, a fabricante anunciou o App Library (em português, Biblioteca de Aplciativos), novo recurso que organiza de maneira automática os aplicativos do celular para diminuir a quantidade de páginas criadas. O App Library trata-se de uma página que contém todos os apps instalados e permite personalizações como recomendações, agrupamento por tipo de aplicativo.

Fonte: Reprodução/Apple

Outra novidade é que o iPhone agora possui Widgets, como nos Androids. No novo sistema operacional da Apple esse recurso estará disponível em diversos tamanhos, além de poder ser personalizado de acordo com as ações do usuário.

A Siri também obteve uma reformulada em seu design, podendo aparecer tanto na parte inferior da tela quanto no topo tal como uma notificação. Além disso, teve melhoras como enviar mensagens de áudio e também na ferramenta de tradução, que agora atua de maneira offline.

Fonte: Reprodução/Apple

O aplicativo de mensagens, Messages, chega com uma melhor organização das mensagens, possibilidade de fixar conversas consideradas mais importantes. Além disso, os Memojis também foram atualizados. Já o aplicativo Maps foi atualizado, passando a conter um recurso de sugestão de lugares para visitar, além de ter sua precisão aumentada (contém até localização de locais de travessias de pedestres).

Por fim, outra novidade é o CarKey, que é o recurso que permite utilizar o iPhone para abrir o carro. Isso é possível através de NFC e o carro que até o momento possuirá o recurso disponível é o BMW Série 5 2021.

watchOS 7

O sistema do smartwatch da Apple, agora chamado watchOS 7 em sua nova versão, chega com mais flexibilidade na personalização, afim de facilitar o acesso às informações que o usuário deseja. E mais, os designs desenvolvidos podem ser compartilhados com amigos e outros usuários.

Além disso, o relógio inteligente agora possui recurso para monitoramento de sono, contendo até recursos para auxiliar o usuário a relaxar e ir dormir. Há também novas modalidades de atividades físicas, além de uma inteligência artificial implantada para verificar o tempo que o usuário leva para lavar as mãos.

Fonte: Reprodução/Apple

iPadOS 14

O novo sistema para iPads, o iPadOS 14, possui diversas novidades, como mudança no design de aplicativos, melhor aproveitamento do multitouch, as ligações telefônicas agora estão no topo da tela. Além disso, as novidades citadas com relação à Siri também foram implementadas no iPadOS 14.

Outra novidade é que o iPad poderá converter um texto escrito manualmente com a caneta em texto digital (Scribble). Ademais, houve também mudanças na ferramente de pesquisa, que está com novo design, mais inteligente e que agora apresenta melhores sugestões.

Fonte: Reprodução/Apple

macOS Big Sur

Os MakBooks e iMacs ganham uma nova versão para o macOS. A nova versão chega com design remodelado, com ícones e visual que sejam mais familiares e melhorem a interação com o usuário. Essa mudança no design também valeu para os aplicativos.

Os aplicativos, por sua vez, também ganharam novidades, como o Mapas, que agora permite acompanhar trajeto de amigos; ou ainda como o Safari que agora possui uma melhor integração com outros dispositivos da Apple, além de estar bem mais rápido.

Além disso, o novo macOS possui agora uma Central de Controle e Centro de Notificações, afim de facilitar o acesso às informações, por parte do usuário.

Fonte: Divulgação/Apple

AirPodsOS

Os AirPods agora conectam com o dispositivo no qual o usuário está mexendo no momento. Por exemplo, se o usuário mudar de iPad para o iPhone, o AirPod mudará o aparelho com o qual está conectado. Além disso, o AirPods Pro permite reprodução de músicas em 5.1 e 7.1

O novo AirPodOS conta também com um sistema de “áudio espacial”, para o AirPods Pro. O recurso garante uma sonoridade tridimensional, permitindo que o usuário tenha uma melhor sensação espacial ao ouvir através do fone.

Fonte: Reprodução/Apple

Apple Home

O aplicativo Home, criado com parceria de grandes marcas como Amazon e Google, tem por objetivo facilitar a vida do usuário através de uma casa inteligente. Dessa forma, pode-se obter uma casa conectada, que permite o acionamento de dispositivos IoT através do iPhone.

Fonte: Reprodução/Apple

Fim dos processadores Intel

Conforme esperado, a Apple anunciou também o fim do uso de processadores Intel no macOS. De fato, agora serão utilizados chips ARM, seguindo os iPhones e iPads.

Apesar da mudança, a Apple garantiu que programas feitos em versões anteriores terão portabilidade para a nova versão através do Rosetta 2. Além disso, os aparelhos serão capazes de executar Word, Excel, PowerPoint, Photoshop, Lightroom e outros nativamente.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *