Terceira e última temporada de Dark chegou na Netflix

A terceira e última temporada de Dark chegou na Netflix neste sábado (27), conforme já havíamos anunciado em uma outra matéria (veja mais detalhes aqui). Se você ainda não acompanha a série, esta é a sua chance de ficar por dentro. Porém, caso você já viu, pode ler a matéria também para te ajudar a relembrar os detalhes das primeiras temporadas da série. Então, simbora! 😉

Um breve resumo sobre Dark

Dark foi a primeira produção alemã original da Netflix e conquistou o mundo! Certamente não é uma série fácil de se entender, mas fique tranquilo, nós vamos te ajudar, porque, acredite, vale a pena! O seriado envolve viagem no tempo, universos paralelos e tudo isso aliado a uma excelente trama.

A narrativa gira, inicialmente, em torno do desaparecimento de duas crianças. Ao mesmo tempo, começam a ocorrer eventos estranhos na pequena cidade do interior da Alemanha. No entanto, eventos semelhantes já haviam acontecido antes, na mesma cidade, com as mesmas famílias. Com o desenrolar da trama você vai entendendo como a vida de 4 famílias é afetada por esses eventos e como cada uma delas está relacionada com o passado, o presente e o futuro.

A princípio, o seriado pode parecer confuso e isso fez muitas pessoas desistirem de assisti-lo. Porém, acredite, tudo se esclarece e é simplesmente surpreendente! Você fica pasmo, de boca aberta, sem palavras! Não é atoa que Dark é uma das produções, que não são em inglês, mais assistidas.

A Primeira Temporada

A primeira temporada de Dark foi lançada em 2017. Nela os mistérios iniciam-se com o desaparecimento de Mikkel Nielsen, enquanto um grupo de adolescentes buscavam por outra criança desaparecida, Erik Obenford. O grupo buscava por Erik em uma caverna, que na verdade era em buraco de minhoca, que fica localizado na pequena cidade do interior da Alemanha. Então Mikkel se perde e vai parar em 1986.

Buraco de Minhoca e Acidente Nuclear

Faça os cálculos aí, Mikkel volta no tempo 33 anos. De fato, este é um período de tempo muito importante para a série. Em primeiro lugar, já gostaríamos de ressaltar que é possível viajar no tempo, na verdade, por conta de um acidente nuclear que aconteceu na região e que este é o assunto que é desenrolado ao longo da trama. A explosão da usina nuclear, gerou um buraco de minhoca na cidade chamada Winden e que está localizado em uma caverna, abaixo do local do acidente. Dessa forma,é possível viajar em um intervalo de 33 anos para 1953, 1986 e 2019. De fato, os habitantes da cidade ficam em um loop temporal, ligando passado, presente e futuro.

Fonte: Reprodução/Netflix

Mikkel/Michael

Em 2019, Mikkel desaparece e vai parar em 1986. Não conseguindo voltar para o futuro, Mikkel é adotado pela enfermeira que cuidou dele no hospital e passa a ser chamado de Michael. Quando adulto, ele casa-se com Hanna Kahnwald e tem um filho, Jonas Kahnwald. Porém Michael se suicida em 2019, ano que ele desaparece, quando criança.

A vida de Mikkel/Michael é ficar preso nesse loop de desaparecimento quando criança e quando adulto, morrer. No entanto, temendo que alguém impeça seu desaparecimento, e, por consequência, botando em risco a existência de seu filho Jonas, ele escreveu uma carta antes de morrer e que só deveria ser lida após o desaparecimento do pequeno Mikkel, em 2019.

Relação entre as famílias

Na primeira temporada é possível ver a relação entre 4 famílias da pequena cidade e como todos os eventos dos membros dessa família influenciam no passado, no presente e no futuro.

Os Nielsen, família do Mikkel, aparecem pela primeira vez em 1953, quando Agnes chega à cidade com Tronte, seu filho. Este se casa com Jana e tem os filhos Ulrich e Mads. Porém Mads desaparece quando criança, em 1986. Já Ulrich torna-se um policial e se casa com Katharina e tem os filhos Mikkel, Martha e Magnus.

A família Tiedemann surge com o casamento de Egon com Doris, do qual nasce Claudia, que por sua vez se torna diretora da usina em 1986. Claudia tem um filha chamada Regina, que se casa com Aleksander (atual diretor em 2019) e eles têm um filho chamado Bartosz.

Os Doppler surgem com Bernd, fundador da usina, que é casado com Greta e que possui um filho chamado Helge. Helge, por sua vez, é pai de Peter, que é casado com a policial Charlotte. O casal têm duas filhas: Franziska e Elisabeth.

Os Kahnwald surgem em 1986, quando Ines adota o Mikkel Nielsen, que foi parar no passado. Mikkel, agora Michael, casa-se com Hannah e ele têm um filho chamado Jonas.

Fonte: Reprodução/Netflix

Outros personagens importantes

Além desses personagens, temos o Noah, que é um padre misterioso e que aparecerá em todas as linhas temporais. E também Tannhaus, relojoeiro, grande entusiasta e estudioso sobre viagens no tempo e que criou um dispositivo capaz de operar tal como a caverna da cidade.

Sobre as crianças desaparecidas

Mikkel e Erik não foram as únicas crianças a sumir. Yasin Friese desaparece logo após Mikkel. Além disso, é importante lembrar que o irmão de Ulrich, pai de Mikkel/Michael, desapareceu em 1986, 33 anos antes.

Exceto por Mikkel, todas as crianças foram sequestradas por Noah e Hedge afim de fazer experimentos em um bunker, situado logo abaixo da usina. Esses experimentos visam a construção de uma máquina do tempo. Todos os jovens morrem e são desovados com os tímpanos estourados e olhos queimados.

Mads Nielsen é desovado em 2019 e é encontrado por Ulrich (ainda com a mesma aparência de quando desapareceu). Já Erik e Yasin são desovados em 1953, em uma pilha de areia.

Noah e Claudia

Noah é um padre super misterioso, conforme informamos e ele “recruta” o jovem Bartosz para ajudá-lo, em 2019. Para isso, ele convence o jovem de quem Claudia é sua maior inimiga e que quer controlar as viagens no tempo. Ele diz para o jovem que haverá um apocalipse e que ele deverá ser o responsável por salvar a humanidade.

No entanto, Claudia possui seus próprios planos e ela entrega para o Jonas um dispositivo que é capaz de destruir o buraco temporal. Noah tenta convencer Jonas de que o único a ser prejudicado com essa ação é o próprio rapaz.

Passado afetando o presente: viagens no tempo

Ulrich descobre que Helge é responsável por sequestrar as crianças e matá-las. Ao voltar, por acidente, para o ano de 1953 enquanto procurava Mikkel, Ulrich tenta assassinar Helge ainda criança, porém acaba preso.

Helge sobrevive, ajuda Noah em suas atrocidades quando jovem. Porém, em 2019, ele é um idoso no asilo e extremamente arrependido de tudo que fez. Ele então volta para o ano de 1986, tenta convencer sua versão mais jovem a parar com os experimentos, mas não obtém sucesso. Sendo assim, o idoso tenta matar o jovem Helge em um acidente de carro, porém somente o idoso morre.

Fonte: Divulgação/Netflix

Jonas e seu papel na série

Jonas é filho de Mikkel/Michael, que se suicida no início da série. Em um certo ponto da temporada, o jovem começa a receber orientações de um homem desconhecido que sabe, até demais, sobre fatos que irão acontecer ou que já aconteceram. De fato, este homem se revela após como o Jonas do futuro e ele possui um dispositivo que é capaz de fazê-lo viajar no tempo.

A primeira temporada termina com o jovem Jonas voltandopara o ano de 1986 e ficando preso no bunker de Noah. Então sua versão do futuro usa o dispositivo e conecta o bunker em 1986 ao de 1953. Então ao se tocarem Jonas vai para 2052 (opa, 33 anos no futuro). Já sabemos onde começa a segunda temporada em? 🙂

A Segunda Temporada

A trama de Dark, conforme falamos, pode parecer confusa, mas apesar de complexa ela é muito bem estabelecida e não deixa brechas, é possível compreender muito bem cada parte da narrativa. A série consegue nos levar de uma ponta a outra da linha temporal e ainda assim consegue manter os acontecimentos “no eixo”, com nexo.

Conforme falamos na sessão anterior, a primeira temporada é finalizada com Jonas indo parar em 1952, no futuro, quando sua versão mais velha tenta destruir o buraco de minhoca existente na cidade. O futuro que Jonas encontra é pós-apocalíptico e cheio de perigos. Jonas precisa então, encontrar uma forma de voltar para 2019.

Além disso, no futuro a série explora o conceito da partícula de Deus, ou Bóson, que dá origem ao átomo e, por consequência, ao universo. De fato, Adam cita a partícula de Bóson Higgs ao explicaro que é a massa escura que Jonas encontra, chamando-a depois de Matéria Escura. O encontro dessa massa, criada por Adam, no presente e no futuro, é o que gera a descarga de energia e causa o apocalipse.

No presente, Ulrich e Mikkel continuam desaparecidos, e nós já sabemos o porquê 🙂 e Noah e Aleksander prosseguem cada um com o seu plano.

Jonas

Jonas, agora no futuro, encontra a matéria escura e, após quase ser morto pela Elisabeth do futuro, consegue voltar para junho de 1921, sendo então recrutado por Noah em sua versão jovem, para se unir aos que acreditam na Sic Mundus.

Noah, em sua versãod e 2020, volta para o ano de 2019 e conta para sua mãe e amigos o que eles devem fazer para impedir a tragédia na usina. E, melhor, onde eles devem estar quando o acidente acontecer.

Por sua vez, o Jonas que está em 1921, descobre que ele é Adam, criador da Matéria Escura e líder dos viajantes. Adam explica para Jonas que é possível viajar para qualquer data através da massa e então o convence a ir até a véspera do suicídio de seu pai, para impedir os diversos acontecimentos. Noah então descobre que, na verdade, ele é o responsável por tudo o que acontece, desde a morte do seu pai até o desaparecimento de Mikkel, ao voltar para 2019. Dessa forma, prova-se mais uma vez o quanto que tudo está interligado. Podem notar, diversas vezes usa-se a frase “Sacrifícios precisam ser feitos” para justificar suas ações.

Nessa temporada o mistério está em entender qual é o objetivo de Jonas, na sua versão como Adam. Adam tem seu rosto deformado por conta das diversas viagens ao tempo que já fez e ele quer manter os fatos tais como são. Isto é, ele não quer que o ciclo seja interrompido, mesmo que isso o deixe infeliz. Inclusive, ele mata a Martha, por razões que ainda não sabemos, afinal ele é o personagem que mais sabe a respeito de todas as linhas do tempo.

Noah

Na segunda temporada é possível decifrar mais Noah, personagem até então bem misterioso na primeira temporada. O padre, que havia se revelado um homem perigoso, tem sua tragetória na trama redirecionada, fazendo a revelação de que na verdade o verdadeiro vilão é o Adam. Noah apenas segue à risca as ordens de Adam.

Enquanto temos Tannhaus para explicar a viagem do tempo de uma maneira científica e racional, por outro lado Noah leva o conceito para um lado mais misterioso. De fato, a frase Sic Mundus Creatus Est, ou “Assim o mundo foi criado”, faz referência ao Hermetismo e está gravada nos portais.

Nesta temporada podemos ver Noah jovem, em 1921, fazendo uma escavação na caverna juntamente com um amigo. Noah então percebe que seu amigo não acredita mais na teoria de Sic Mundus e o mata. Ao encontrar sua versão mais velha (do presente), ele o parabeniza por sua ação. Ah, também é revelada a data do apocalipse: 27 de junho de 2020 (veja só quando a série foi lançada 😉 ), que está registrada em um caderno, que possui páginas faltantes.

Adam quer que o apocalipse ocorra e pede que Noah busque essas páginas, que estão com Claudia. Noah chega a encontrá-las, mas mente para Adam, pois descobre que sua família não é salva do apocalipse, pois este não seria impedido em momento algum. Sendo assim, Noah tenta matar Adam, mas é morto por sua irmã Agnes. Outro fato interessante é que Noah de alguma forma se envolveu com a Elisabeth do futuro, tendo então uma filhada chamada Charlotte, que é criada no passado.

Claudia

Claudia se revela um personagem difícil de compreender, ora fazendo coisas para o bem maior e ora para o seu próprio bem. Em sua versão mais jovem (adulta), Claudia fica obcecada quanto a viagens no tempo, chegando a viajar com Jonas para 2020 e reabrindo o portal da caverna.

Já a Claudia na versão idosa continua a fazer o possível para evitar que o apocalipse aconteça, tanto que ela constrói uma máquina do tempo e a enterra no quintal. Tudo para que o ciclo continue, para que sua versão jovem fique apaixonada pelo assunto e descubra sobre a partícula de Deus e talvez evite o acontecimento. Claudia então se vê como responsável pela morte do pai enquanto achava que estava lá para impedi-la, tal como Jonas.

Martha de outra dimensão

Aqui a série coloca em assunto também universos paralelos, ou outra dimensões. A fim de impedir que Jonas pare o apocalipse, Adam mata Martha. No entanto uma outra versão da jovem surge, afirmando não vir de outro tempo, mas sim de outra dimensão. A nova versão de Martha o leva então, através de um dispositivo similar ao de viagem no tempo, para um outro local.

Em paralelo, os demais personagens da série têm também o desenrolar de suas histórias, ficando cada um protegidos, de maneiras diferentes, do apocalipse que está perto de acontecer.

Ou seja, permanecem MUITAS dúvidas, MUITOS mistérios, que serão revelados na terceir a última temporada de Dark.

Resumão da Primeira e Segunda Temporadas

A Terceira e Última Temporada

ATENÇÃO, OS PARÁGRAFOS ABAIXO CONTÉM SPOILER!!!!!

ALERTA DE SPOILER!!!!!

VOCÊ FOI AVISADO!!!!!

Muito bem, você pode até não acreditar, mas tudo passa a fazer MUITO sentido. A série é tão perfeito que tudo se encaixa de tal forma que é praticamente impossível de acreditar. Todos os laços são fechados e o fim é realmente surpreendente!

No fim da segunda temporada descobrimos que existe uma segunda dimensão, certo? Pois bem, essa dimensão é uma ramificação criada por Tannhaus. E mais! Na verdade há uma terceira realidade, a original, o que faz tudo ter mais sentido.

Veja só, Tannhaus constrói uma máquina do tempo quando seu filho e família sofrem um acidente de carro e morrem durante uma tempestade. Ao tentar voltar no tempo e impedir o eventdo, Tannhaus acaba criando os outros dois universos. Todas essas realidades ficam unidas por um nó.

Vale aqui uma observação quanto ao mundo de Martha. Ela conta que é bem similar ao mundo de Jonas, porém ao invés de haver um Adam existe na verdade uma Eva, que é a versão mais velha de Martha. Eva queria manter o nó intacto, ao contrário de Adam que queria destruí-lo. Jonas não existe no mundo dela.

Outra diferença é que Mikkel não desaparece, Ulrich se separada de Katharina e tem um filho com Hannah. Ele bate em Helge, mas nele adulto, dentre outros detalhes.

Quem descobre tudo?

Claudia, em sua obsessão pela viagem no tempo e estudos relacionados, para que sua filha pudesse continuar viva, descobriu que era necessário haver um terceiro mundo, para que tudo se encaixasse perfeitamente.

Claudia descobre que há uma brecha no espaço-tempo durante o apocalipse. Então Jonas e Martha (do outro mundo) podem viajar até a realidade original e impedir o acidente com o filho Tannhaus, encerrando assim todo o ciclo que vinha ocorrendo até então.

E o que acontece então?

Jonas e Martha conseguem voltar no tempo, eles vêm Tannhaus brigas com o filho, que sai com sua família durante uma tempestade. Então os dois conseguem convencê-lo a voltar. Dessa forma, o nó é destruído e tanto Jonas quanto Martha desaparecem.

Na nova realidade, original, formada, temos Hannah esperando um filho de Torben. Peter com a prostituta Bennie, com quem tinha um caso no mundo paralelo que vimos na primeira temporada. Aliás, Hannah está grávida e o nome do sue filho será Jonas. 🙂

Outros esclarecimentos

Adam e Eva acham que o personagem Desconhecido é o que originou o nó. O que não é verdade, como explicamos acima. E mais, é revelado que ele é filho do Jonas com a Martha do universo paralelo. Além do Desconhecido ser pai de Tronte. Embolou a cabeça aí? rs 🙂

Quanto aos outros personagens nos universos paralelos. Temos que o pai de Regina não é Tronte, mas sim Bernd Doppler. Katharina, quando voltou a 1986 para procurar ulrich, foi morta pela mãe.Peter foi atacadoe morreu no pós-apocalipse e Regina foi morta por Tronte, a pedido de Claudia.

Além disso, Hanna, ao voltar para 1953 atrás de Ulrich, casa-se com Egon Tiedemann e tem uma filha chamada Silja. Silja tem um romance com Bartosz, que também está no passado e tem dois filhos com ele: Hanno e Agnes. Hannah é morta por Adam. Hanno, que na verdade é o Noah, matou um homem na segunda temporada, que era seu pai. WOW, certo?!

Charlotte, que estava no futuro com Elisabeth, acompanha sua filha/mãe por ordem de Adam e leva sua versão bebê para ser criada por Tannhaus.

O que acharam de tudo isso? Incrível né? Que série! Conte-nos aqui nos comentários!

Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *