Assista ao lançamento de astronautas da NASA pela SpaceX

O primeiro lançamento da SpaceX com tripulação da NASA a bordo, em solo dos Estados Unidos, seria feito hoje (27), mas devido ao mal tempo foi adiado para sábado (30). As premissas continuam as mesmas, só teremos lançamento caso as condições meteorológicas estejam favoráveis. Nessa matéria vamos dar as dicas para que você assista ao lançamento de astronautas da NASA pela SpaceX.

O lançamento que será feito é um marco importante para os Estados Unidos, pois será o primeiro lançamento tripulado desde 2011, em solo norte-americano. O último lançamento feito foi do ônibus espacial Atlantis, rumo ao laboratório orbital. O programa relacionado aos ônibus espaciais norte-americanos foi encerrado, pois o custo era altíssimo e também porque ocorreram dois acidentes fatais.

Nesse meio tempo, os astronautas da NASA estavam sendo enviados por meios de foguetes e cápsulas russas. No entanto, o objetivo era que o acordo fosse temporário. Dessa forma, a NASA fez parceria com a Boeing e com a SpaceX para construir cápsulas para substituir os ônibus espaciais. E agora tem-se o primeiro lançamento de astronautas da NASA a ser feito por uma empresa privada (SpaceX).

Fonte: Pexels

Informações sobre a viagem

A cápsula Crew Dragon levará dois astronautas, Douglas Hurley e Robert Behnken, para a Estação Espacial Internacional (ISS). Ambos possuem experiência com viagens espaciais e o Douglas foi quem pilotou o Atlantis, em 2011, na última viagem.

Crew Dragon possui dimensões de 8,1 metros de comprimento por 4 metros de largura e comporta até 4 tripulantes, sendo que seu design é semelhante ao da Apollo. O foguete que irá impulsionar a cápsula é o Falcon 9, da SpaceX. A previsão é que a viagem, denominada Demo-2, dure 19 horas e, uma vez chegando na ISS, os astronautas serão recebidos por outros colegas, dois russos e um americano.

A viagem é motivo de orgulho e de grande importância para o governo dos Estados Unidos, já que assim poderá romper a dependência de alto custo que a NASA tem com a Rússia.

Onde assistir o lançamento

A primeira tentativa de lançamento foi ás 17h33 do dia 27 (horário de Brasilia), mas falhou devido ao mal tempo.
A nova tentativa será no sábado, dia 30, às 16:22, porém a NASA TV fará a transmissão ao vivo onde mostrará os preparativos, a partir das 12h00 (horário de Brasilia) pelo YouTube, no link abaixo. Todavia é possível acompanhar também pelo site da SpaceX, a partir das 12h00 (horário de Brasilia).

Uma observação interessante é que a Boeing falhou em seus testes para lançamento e a SpaceX saiu na frente. O voo de teste da concorrente teve problemas de software e deve ser refeito.

Outra curiosidade é que o governo norte-americano tem a intenção de lançar homens à Lua, novamente, em 2024. Um desafio e tanto, mas que novamente poderá mostrar a potência dos Estados Unidos.

Quer saber um pouco mais sobre viagens espaciais? Confira nossa matéria sobre quais são as principais viagens espaciais feitas até hoje.

Então, o que achou das informações para que você assista ao lançamento de astronautas da NASA pela SpaceX? Ansioso para acompanhar mais um marco na história? Conte aqui nos comentários!

Até a próxima!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 30 de maio de 2020

    […] lançamento de astronautas da NASA pela SpaceX nos EUA(confira a matéria e acompanhe o lançamento clicando aqui), decidimos trazer nessa matéria quais são as principais viagens espaciais feitas até […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *